Notícias

Seara da Ciência lança coleção “Santo de Casa”

Seara da Ciência lança os primeiros DVDs da coleção “Santo de Casa”. O Projeto é coordenado pelo Prof. Ilde Guedes e um dos homenageados é Profa. Maria Marlúcia Freitas Santiago.

A Seara da Ciência, equipamento de divulgação científica e tecnológica da UFC, lança, na próxima quinta-feira (4), às 19h, no auditório da Reitoria, a coleção de DVDs “Santo de Casa”.

Composta por cinco discos, “Santo de Casa” apresenta, através de entrevistas biográficas, a vida e o trabalho de renomados cientistas cearenses.

São eles: o criador do reconhecido projeto Farmácias Vivas e Professor Emérito da UFC, Francisco José de Abreu Matos, na última entrevista antes do falecimento a 22 de dezembro de 2008; o químico Miguel Cunha, incentivador e formador de talentos científicos; Expedito Parente, engenheiro químico e desenvolvedor do biodiesel; Maria Marlúcia Santiago, professora do Departamento de Física da UFC e especialista em Datação Isotópica (processo de medição e algumas aplicações de datação por carbono-14); e Rodolpho Theóphilo, farmacêutico precursor do combate à varíola no Ceará, que tem a vida contada a partir de entrevista com o escritor cearense Lira Neto, autor do livro “O poder e a peste – A vida de Rodolfo Teófilo”, de 1999.

Cada DVD da coleção “Santo de Casa”, coordenada pelo Prof. Ilde Guedes da Silva, do Departamento de Física da UFC, tem duração de 48 minutos e contém depoimentos e imagens documentais sobre o cientista homenageado.

Depois do lançamento, toda a coleção será disponibilizada, gratuitamente, no site da Seara da Ciência (www.seara.ufc.br), mas não ficará restrita ao ambiente virtual.

Financida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através de edital, “Santo de Casa” será distribuída em escolas, bibliotecas e instituições públicas. As entrevistas foram realizadas pela equipe de audiovisual da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Segundo o Prof. Ilde Guedes, a Seara já iniciou as gravações de outro projeto audiovisual. “Imortais da Ciência”, produzida em parceria com a Funcap e o Departamento de Física da UFC, convida pesquisadores renomados para apresentar, através de conferências, a biografia de grandes cientistas que entraram para a História, como Johannes Kepler e Nicolau Copérnico. Todas as conferências são gravadas e, em breve, também estarão disponíveis para o público.

Fonte: Prof. Ilde Guedes, coordenador da coleção “Santo de Casa” – (fone: 85 3366 7375 / 3366 7376)