HighlightsHighlights DepartmentNotícias Departamento

Professor José Evangelista Carvalho Moreira recebe a primeira Medalha Rubens de Azevedo

O Departamento de Física da UFC se congratula com nosso dileto professor José Evangelista Carvalho Moreira (Dedé como chamado pelos colegas), pela oportunidade em que foi homenageado pela Seara da Ciência recebendo a primeira medalha Rubens Azevedo, conferida àqueles que se destacam em divulgação cientifica no Estado do Ceará. Nosso querido Dedé é muito merecedor da homenagem.

Ele formou diversas gerações de físicos do nosso departamento, destacando-se especialmente na criação e consolidação do grupo de pesquisa em física experimental, onde orientou a primeira dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Física no ano de 1977.

Professor José Evangelista Moreira
Professor José Evangelista Moreira

Além de grande pesquisador, o Dedé é um professor desde muito tempo dedicado à divulgação cientifica, sendo o criador do antigo Clube de Ciências, localizado no Departamento de Física, além de redigir valiosos textos sobre ciências, e criador da curiosa personagem Dona Fifi que explica física usando linguagem acessível a todos.

Link para a notícia no portal da Universidade:
https://www.ufc.br/noticias/16293-precursor-da-divulgacao-cientifica-no-ceara-prof-jose-evangelista-moreira-recebe-a-primeira-medalha-rubens-de-azevedo

Sobre o Físico e o Poeta leiam esse excelente texto:
https://seara.ufc.br/pt/medalha-rubens-de-azevedo-de-divulgacao-cientifica-2021/

Fonte: Prof. Carlos Alberto Santos AlmeidaChefe do Departamento de Física – Universidade Federal do Ceará