Noticias

Empreendedorismo científico é tema de palestra do PPGFIS em alusão ao Dia do Físico

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFIS) da Universidade Federal do Ceará realiza nesta quarta-feira (19), às 16h, em seu canal no YouTube (https://www.youtube.com/c/F%C3%ADsicaUFC/videos), o seminário Empreendedorismo Científico: o Caminho para Transformar Conhecimento em Valor e o Caso Bright Photomedicine. O palestrante será o doutor em Física Aplicada à Neurociência pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (USP) e pela Harvard Medical School, Marcelo Victor Pires de Sousa. 

Em sua fala, Marcelo Sousa irá apresentar as habilidades e caminhos para que um cientista consiga levar suas invenções e descobertas pelo caminho de criação de tecnologia, desenvolvimento de produtos e serviços e geração de valor financeiro, econômico e social. Como exemplo desse processo, irá abordar sua experiência como fundador  e diretor científico da Bright Photomedicine, startup que une física e medicina para a criação de soluções na área de saúde. A participação é aberta ao público.

Capa do Seminário do PPGFís de 19/05/2021 com o Professor Marcelo Vitor Pires de Sousa
Capa do Seminário do PPGFís de 19/05/2021 com o Professor Marcelo Vitor Pires de Sousa

A iniciativa é alusiva ao Dia do Físico, comemorado em 19 de maio. A data foi definida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2005, em referência a 1905, conhecido como “o ano miraculoso da física”,  no qual o pesquisador alemão Albert Einstein publicou cinco artigos que transformaram a ciência.

SOBRE O PALESTRANTE – Marcelo Sousa é autor de mais de 30 artigos, livros e patentes. Tem experiência na área de biofísica, atuando principalmente em fotomedicina, interação laser-tecido biológico, laser de baixa intensidade, biomedical optics e fotoneuromodulação. É, ainda, o criador da Bright Photomedicine.


Fonte: Prof. Paulo de Tarso Cavalcante Freire, do Departamento de Física da UFC – e-mail: tarso@fisica.ufc.br