A criação do Curso de Física foi autorizada em 25 de janeiro de 1961, pela Lei n 3866, publicada, no D.O.U., em 26 de janeiro de 1961, pág. 648. Era assim criado o Curso de Física Diurno, nas Modalidades: Bacharelado e Licenciatura, iniciando suas atividades no ano de 1962.

 

Desde a época de sua criação até o ano de1994, existiam, no turno diurno, as duas Modalidades: Bacharelado e Licenciatura. Entretanto, a Licenciatura não tinha identidade própria, sendo quase que totalmente vinculada ao Bacharelado. Ao aluno bastava cumprir as disciplinas do Bacharelado, acrescidas das disciplinas  pedagógicas. Ao longo do Curso, o aluno fazia a opção por uma das
habilitações.

 

Em 22 de setembro de 1994, foi criado, no Departamento de Física, o Curso de Licenciatura Noturna (Lei 3866, de 25/01/1961, publicada, no D.O.U., em 22 de setembro de 1994). Este novo Curso já apresentava uma Estrutura um pouco mais diferenciada, que, embora ainda muito centrada no Bacharelado, visava a oferecer aos jovens vocacionados para o magistério a possibilidade de capacitá-los para desempenhar melhor o seu papel em nossa sociedade, através de uma formação sólida.

O Curso de Física, com seus novos Currículos, fica assim estruturado:

  • Bacharelado em Física: ofertado apenas no período diurno.
  • Licenciatura em Física: ofertada apenas no período noturno.

Atualmente o ingresso se dá através do   Sistema de Seleção Unificada (Sisu)  sendo ofertadas 40 vagas para o Bacharelado e 40 vagas para a Licenciatura, com entrada única no primeiro semestre do ano.

 

O novo Currículo do Curso de Licenciatura da UFC atende às especificações da atual legislação. Ambas as Modalidades – Bacharelado e Licenciatura, têm a duração de 4 anos. No caso da Licenciatura o estudante terá um prazo máximo de 8 anos para concluir o seu curso.