Departamento de Física da UFC foi criado em 1962 por resolução do conselho universitário como Instituto de Física. Em 1968 foi reconhecido oficialmente pelo decreto n.º 62279 em 20/02/1968. Em conseqüência da reforma universitária (decreto n.º 71882 de 02/03/1973) passou a integrar o centro de ciências da UFC como Departamento de Física.

Até 1976, data da criação do curso de mestrado, ele era responsável pelos cursos de bacharelado e licenciatura em física. Em 1989 é criado o doutorado e hoje o departamento de física é responsável pelos cursos de bacharelado, licenciatura diurna e noturna, mestrado e doutorado acadêmico e mestrado profissionalizante em Ensino de Física.

A graduação tem conceito 4 no ENADE enquanto que o curso de pós graduação tem conceito (06) seis na avaliação da CAPES. A vocação em ciência experimental sempre teve destaque, encontrado um equilíbrio de 50% para as áreas experimentais e teórica. Hoje temos diversas linhas de pesquisa que integram as atividades de pesquisa desenvolvidas no âmbito do programa de pós graduação em física da UFC instalado no departamento de física. As linhas de pesquisas estão relacionadas com dinâmica de fluidos e redes complexas, engenharia de cristais e catalisadores, física de altas pressões e do petróleo, propriedades óticas de vidros, materiais magnéticos, semicondutores, ferroelétricos, dinâmica de aquíferos, polimorfismo de fármacos no estado sólido, biofísica molecular, física das branas, teoria de campos, nanotubos de carbono, grafeno, dentre outros.