Carga Horária

O Curso tem carga horária de 3.008 (três mil e oito) horas em disciplinas regulares, distribuídas em 2.624 (duas mil e seiscentas e vinte e quatro) horas de disciplinas na PARTE FIXA do Currículo, e de uma PARTE FLEXÍVEL composta de, pelo menos, 384 (trezentas e oitenta e quatro) horas de disciplinas complementares. Destas, pelo menos uma disciplina (de 96 horas) deve ser escolhida dentre as disciplinas de formação associadas às linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Física da UFC, que deve estar ligada à Monografia de Final de Curso, a ser desenvolvida pelo aluno.

Núcleo Comum
As disciplinas do Núcleo Comum, que deverão ser cursadas pelos estudantes das duas ênfases do Curso de Física, devem representar cerca de 50% (cinqüenta por cento) da carga horária total necessária para a obtenção do diploma. Estas disciplinas devem abordar conteúdos de Física Geral, Matemática, Física Clássica, Física Moderna e Contemporânea, e disciplinas complementares. Estas últimas ampliando a educação do formando.

Física Geral
Consiste dos conteúdos de Física do Ensino Médio, revistos em maior profundidade, com conceitos e instrumental matemático adequados, onde a apresentação teórica dos tópicos fundamentais (Mecânica, Termodinâmica, Eletromagnetismo e Física Ondulatória) é acompanhada de práticas de laboratório, ressaltando a integração teoria-experimento.
Matemática
Consiste do conjunto mínimo de conceitos e ferramentas matemáticas necessárias ao tratamento adequado dos fenômenos físicos (Cálculo Diferencial e Integral, Geometria Analítica, Álgebra Linear, Equações Diferenciais, e Computação).
Física Clássica
Consiste de conteúdos relativos aos conceitos, leis e princípios físicos (de Mecânica, Eletromagnetismo e Termodinâmica) estabelecidos, em sua maior parte, antes do século XX, e apresentados em nível avançado.
Física Moderna e Contemporânea
Consiste de conteúdos relativos à Física do século XX (Mecânica Quântica, Física Estatística e Relatividade) e suas aplicações

Disciplinas Complementares
Consiste de conteúdos que ampliem a educação do formando, abrangendo outras Ciências Naturais (como Química e Biologia) e Ciências Humanas (como História do Pensamento Científico).
As disciplinas de formação associadas às linhas de pesquisas são:
Física da Matéria Condensada;
Estado Sólido;
Sistemas Complexos;
Mecânica dos Meios Contínuos;
Mecânica Quântica Relativística;
Física Isotópica;
Física da Atmosfera;
Instrumentação.
Se preferir, o aluno pode, ao invés de cursar uma disciplina optativa (de 96 horas), solicitar reconhecimento de atividades complementares de Graduação, cujas tabelas de conversão entre hora de atividade e horas-aula são as seguintes:

 Atividade  Horas na Atividade  Correspondência
 Monitoria  3 (três) horas  1 (uma) hora
 Iniciação Científica  3 (três) horas  1 (uma) hora
 Publicação de Artigos  1 (um) artigo  50 (cinquenta) horas
 Trabalhos em Congressos  1 (um) trabalho  10 (dez) horas

Integralização Curricular

  • Semestre letivo com 18 (dezoito) semanas
  • 16 (dezesseis) semanas de aula
  • 1 (uma) semana para as avaliações
  • 1 (uma) semana livre para eventos, encontros, etc.