PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é uma iniciativa da CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvida por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

O PIBID tem como objetivos principais incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica e contribuir para a valorização do magistério. O programa busca elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica.

Além disso, o PIBID objetiva também incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério.

O curso de Licenciatura em Física possui três professores efetivos envolvidos diretamente com o programa PIBID, dois como Coordenadores de Área (Profa. Carla Maria Salgado Vidal Silva e o Prof. Marcos Antônio Araújo Silva) e um na Coordenação de Área de Gestão de Processos Educacionais (Prof. Afrânio de Araújo Coelho). O subprojeto PIBID/Física é desenvolvido em 4 (quatro) escolas públicas de Ensino Médio do Estado do Ceará em Fortaleza (Escola Estadual Liceu do Ceará, EEM Liceu de Messejana, Colégio Estadual Justiniano de Serpa e EEFM Dep. Francisco de Almeida Monte) e oferece 28 (vinte e oito) bolsas de Iniciação à Docência aos seus licenciandos; cada escola de Ensino Médio parceira conta com um professor da escola como Professor Supervisor do PIBID.

 

PIBIC

Embora o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC seja um programa voltado para o desenvolvimento do pensamento científico e Iniciação à Pesquisa de estudantes de graduação do ensino superior, principalmente dos cursos de Bacharelado, o aluno do curso de Licenciatura em Física também pode participar.

O Programa de Bolsa de Iniciação Científica é voltado para o estudante de graduação, e tem como objetivos:

  • Despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação;
  • Fomentar institucionalmente a iniciação à pesquisa para alunos de graduação;
  • Estimular maior articulação entre graduação e pós-graduação;
  • Contribuir para a formação de recursos humanos em pesquisa;
  • Contribuir decisivamente para otimizar o tempo de permanência dos estudantes nos cursos de graduação e pós-graduação;
  • Estimular pesquisadores produtivos a envolverem estudantes de graduação em atividades de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento;
  • Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o pensamento científico criativo pelo confronto direto com problemas de pesquisa.