O processo de seleção para a Pós-Graduação em Física é regido pela Resolução No. 14/CEPE de Outubro de 2013.

O processo seletivo é realizado em três etapas. Cada etapa da seleção dos candidatos será feita por uma Comissão de Seleção indicada pelo colegiado do referido Programa assim discriminado: 1ª etapa: 02 professores; 2ª etapa: 03 professores e 3ª etapa: 03 professores.

1ª etapa: Análise do Histórico Escolar: A análise do histórico escolar feita pela Comissão de Seleção é de caráter eliminatório. Para ser considerado aprovado o candidato deve ter um IRA igual ou superior a 6000 ou média equivalente ao IRA de 6,0.

2ª etapa: Prova Objetiva Seletiva (NOTA 0 a 10): A segunda etapa consistirá de uma prova objetiva seletiva elaborada pela Comissão de Seleção, de caráter eliminatório e classificatório. O candidato será avaliado em termos de seus conhecimentos em Física, envolvendo as seguintes áreas: Mecânica Clássica; Eletromagnetismo Clássico; Termodinâmica e Mecânica Quântica. As questões da prova objetiva seletiva serão de múltipla escolha.

3ª etapa: Prova oral de conhecimento (NOTA 0 a 10): A terceira etapa consistirá de uma prova oral de conhecimento, de caráter eliminatório e classificatório. Na terceira etapa, os candidatos aprovados na etapa anterior serão submetidos à prova oral de conhecimento com a Comissão de Seleção. O candidato será avaliado em termos de seus conhecimentos em Física envolvendo as seguintes áreas: Mecânica Clássica; Eletromagnetismo Clássico; Termodinâmica e Mecânica Quântica. A nota da prova oral de conhecimento será obtida pela média aritmética das notas atribuídas por cada um dos membros da Comissão de Seleção.

Nota Final: A aprovação do candidato está condicionada a habilitação nas três etapas da seleção, devendo ser considerado aprovado o candidato com nota final igual ou superior a 7 (sete), na escala de 0 a 10, e na entrega de todos os documentos solicitados conforme o edital. Para efeito de classificação a nota final será calculada considerando a nota da segunda etapa que terá peso 1 e a nota da terceira etapa que terá peso 2.