SELEÇÃO 2019.1 – Inscrições: 19/10/2018 a 18/11/2018. Ver Edital

SELEÇÃO 2019.1 – Resultado primeira etapa: RESULTADO 1ª ETAPA – DO e ME 20191

SELEÇÃO 2019.1 – Resultado Mestrado – segunda etapa: RESULTADO 2ª ETAPA – ME 2019_1

O ingresso de alunos no Programa de Pós-Graduação em Física (mestrado e doutorado) do Centro de Ciências da UFC se dá através de processo seletivo regido por edital específico. A seleção ocorre semestralmente e é organizada pela Coordenação do Programa.

O número de vagas varia a cada semestre. Podem participar da seleção, graduados ou graduandos em Física ou áreas afins.

O processo de seleção para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFis), modalidades mestrado acadêmico e doutorado,  é regido pela Resolução No. 14/CEPE de Outubro de 2013.

Para ambas as modalidades, o processo seletivo é realizado em três etapas. Em cada etapa do processo seletivo, e para cada modalidade, há uma Comissão de Seleção específica, indicada pelo colegiado do PPGFis.  No caso do mestrado acadêmico, as comissões de seleção são assim constituídas: 02 professores na 1ª etapa, 03 professores na 2ª etapa e 03 professores na 3ª etapa. Para o doutorado, as comissões de seleção são assim constituídas: 02 professores na 1ª etapa, 05 professores na 2ª etapa e 03 professores na 3ª etapa.

A seguir, uma descrição mais especifíca das etapas do processo de seleção. Para o mestrado acadêmico,

1ª etapa: Análise do Histórico Escolar: A análise do histórico escolar é de caráter eliminatório. Para ser considerado aprovado o candidato deve ter um IRA igual ou superior a 6000 ou média equivalente ao IRA igual ou superior a 6,0.

2ª etapa: Prova Objetiva Seletiva (NOTA 0 a 10): A segunda etapa consistirá de uma prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório. O candidato será avaliado em termos de seus conhecimentos em Física, envolvendo as seguintes áreas: Mecânica Clássica; Eletromagnetismo Clássico; Termodinâmica e Mecânica Quântica. As questões da prova objetiva seletiva são de múltipla escolha. A nota desta etapa é obtida pela média aritmética das notas atribuídas por cada um dos membros da Comissão de Seleção. É considerado aprovado nesta etapa o candidato com nota igual ou superior a 5,0 (cinco).

3ª etapa: Arguição oral de conhecimento (NOTA 0 a 20): A terceira etapa consistirá de arguição oral, de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos aprovados na etapa anterior são arguidos e avaliados em termos de seus conhecimentos em Física envolvendo as seguintes áreas: Mecânica Clássica; Eletromagnetismo Clássico; Termodinâmica e Mecânica Quântica. A nota desta etapa é obtida pela média aritmética das notas atribuídas por cada um dos membros da Comissão de Seleção. É considerado aprovado nesta etapa o candidato com nota igual ou superior a 10,0 (dez).

Nota Final: A nota final é obtida pela soma das notas da segunda e terceira etapas, com o resultado desta soma dividido por três. Será considerado aprovado o candidato com nota final igual ou superior a 5,0 (cinco), sendo 10,0 (dez) a nota máxima.

A descrição específica das etapa da seleção para o doutorado é dada a seguir.

1ª etapa: Análise do Histórico Escolar: A análise do histórico escolar é de caráter eliminatório. Para ser considerado aprovado o candidato deve ter um IRA (graduação) igual ou superior a 6000 ou média equivalente ao IRA igual ou superior a 6,0.

2ª etapa: Defesa de Projeto de Pesquisa (NOTA 0 a 10): A segunda etapa da Seleção ao Doutorado, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá de apresentação e defesa de projeto de pesquisa, entregue no ato da inscrição e de acordo com normas descritas em Edital específico. A nota desta etapa é obtida pela média aritmética das notas atribuídas por cada um dos membros da Comissão de Seleção. É considerado aprovado nesta etapa o candidato com nota igual ou superior a 7,0 (sete). 

3ª etapa: Avaliação de curriculum vitae (NOTA 0 a 10): A terceira etapa, de caráter apenas classificatório, consistirá de avaliação de curriculum vitae do(a) candidato(a), acompanhado de documentação comprobatória, que deverá ser enviada no ato da inscrição. A pontuação é atribuída de acordo com critérios divulgados em Edital específico. 

Nota Final: A nota final é calculada da seguinte forma: Soma da nota da segunda etapa, multiplicada por 0,8 (oito décimos), com a nota da terceira etapa, multiplicada por 0,2 (dois décimos); o valor obtido equivale a uma média ponderada, com peso de 80 % para a nota da segunda etapa e peso de 20 % para a nota da terceira etapa.

A aprovação final do(a) candidato(a) ao Mestrado ou ao Doutorado está condicionada à aprovação em todas as etapas da seleção. Será considerado(a) aprovado(a) o(a) candidato(a) com nota final igual ou superior a 5,0 (cinco), sendo 10,0 (dez) a nota máxima.