Noticias

Artigo de estudante de doutorado em Física da UFC ganha destaque em capa de revista internacional

Um artigo de autoria do estudante de doutorado em Física Ícaro Rodrigues Lavor, sob orientação do Prof. Andrey Chaves, do Departamento de Física da UFC, ganhou destaque na capa do Jornal of Physics: Condensed Matter (edição de 10 de abril), importante revista da área de Física da Matéria Condensada.

Cover: Journal of Physics: Condensed Matter (Volume 32 Number 15 April 10th, 2020)

O artigo intitulado “Magnetic field induced vortices in graphene quantum dots”, estuda o surgimento, a formação e o padrão de vórtices na corrente eletrônica quando uma monocamada de grafeno é submetida a um campo magnético externo.

O estudante Ícaro Rodrigues, que também é Professor do Instituto Federal do Maranhão e está fazendo doutorado conjunto na Universidade de Antuérpia, Bélgica, explica que esses vórtices são como redemoinhos formados pelo movimento dos elétrons, que se reorganizam na folha de grafeno à medida que a intensidade de um campo magnético aplicado ao sistema aumenta. Ele ainda completa: “a figura da capa ilustra uma folha de grafeno quadrada: nós mostramos que, assim como acontece na corrente de pares de elétrons nos supercondutores, o padrão de organização dos vórtices de corrente em grafeno segue a simetria da folha, isto é, se a folha de grafeno for quadrada, os vórtices irão se organizar de tal maneira a seguir a simetria quadrada”. Por fim, completa: “Fico muito feliz e grato a todos os professores que tive desde quando iniciei a minha graduação em Física na UFC, em 2010, principalmente ao Prof. Andrey Chaves, que é o meu orientador desde a iniciação científica. Também sou muito grato ao IFMA, instituição da qual faço parte desde 2017. Tenho certeza que, quando terminar o meu doutorado, irei voltar com um conhecimento engrandecedor, podendo contribuir, assim, de maneira mais efetiva no desenvolvimento científico da instituição.”

O artigo também teve a colaboração dos Professores Diego Rabelo (UFC), Gil Aquino (UFC) e do Prof. Francois Peeters, da Universidade de Antuérpia (UA), na Bélgica. Líder do grupo Condensed Matter Theory (CMT/UA) da referida Universidade, onde o estudante está fazendo um doutorado em co-tutela (Joint PhD), o Prof. Francois Peeters mantém colaboração constante com o Grupo de Teoria da Matéria Condensada (GTMC/UFC), do qual os professores da UFC fazem parte.

Não é de hoje que a Universidade Federal do Ceará é destaque em pesquisas relacionadas a grafeno. Em 2013 a UFC foi a segunda Universidade no país com mais publicações com o tema grafeno [1].

Fonte: Ícaro Rodrigues Lavor (icaro@fisica.ufc.br)

Link para o artigo: https://iopscience.iop.org/article/10.1088/1361-648X/ab6463

[1] – http://www.ufc.br/noticias/noticias-de-2013/4162-ufc-e-segunda-do-brasil-em-pesquisa-sobre-grafeno-e-ganha-destaque-em-publicacao-cientifica