DestaquesNoticias

Pesquisador da UFC participa de estudo sobre a interação entre ácido valpróico e canais de sódio dependentes de voltagem.

Este estudo combinou dados experimentais e simulações computacionais para elucidar as bases moleculares da interação entre o ácido valpróico (um agente anticonvulsivante utilizado no tratamento da epilepsia e outros transtornos) e os canais de sódio dependentes de voltagem. Inicialmente proteínas recombinantes altamente purificadas (canais de sódio dependentes de voltagem) foram utilizadas para testar a sua interação com o ácido valpróico através de dicroísmo circular de luz síncrotron e medidas de eletrofisiologia. As análises experimentais foram complementadas por simulações computacionais utilizando-se recursos computacionais de Centros Nacional de Processamento de Alto Desempenho (CENAPAD-UFC e CESUP-UFRGS). Os resultados obtidos mostraram grande coerência entre os dados experimentais e as simulações computacionais, aprofundando o conhecimento sobre os sítios de ligação deste medicamento nos canais de sódio e sugerindo um novo local de ação para agentes antiepilépticos através de um mecanismo específico de regulação destes canais via modulação dos sensores de voltagem. Estes dados ampliam o entendimento deste sistema complexo e representam uma nova oportunidade para o planejamento racional de fármacos antiepilépticos na indústria farmacêutica. O trabalho intitulado “Valproic acid interactions with the NavMs voltage-gated sodium” foi recentemente publicado na revista Proceeding of the National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS) e foi realizado em parceria entre o pesquisador Geancarlo Zanatta, do Departamento de Física da UFC, e pesquisadores dos centros de pesquisa em Birkbeck College (Universidade de Londres), Feinberg School of Medicine (Northwestern University) e Pfizer.