Curso de capitação em espectroscopia de absorção de raio-X na UFC

Este curso de capacitação é uma iniciativa conjunta entre o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e o Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o objetivo de apresentar o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) e, em particular, o Laboratório Nacional de Luz Sincrotron (LNLS), com ênfase em técnicas de espectroscopia de absorção de raio-X.

O curso XAS no Ceará irá apresentar as características fundamentais das técnicas de espectroscopia de absorção de raio X, citando diversos exemplos de como essas técnicas podem ajudar na caracterização de materiais. Ao final do curso serão descritas algumas das mais avançadas técnicas experimentais relacionadas a espectroscopia. O objetivo deste curso é a capacitação de possíveis novos usuários da nova fonte de luz síncrotron brasileira, Sirius.

As inscrições devem ser realizadas através do sistema do CNPEN: https://pages.cnpem.br/xas-ceara/