O Prof. Claudio Lucas Nunes de Oliveira tem projeto aprovado na primeira chamada do Instituto Serrapilheira

O Prof. Claudio Lucas Nunes de Oliveira, Professor do Departamento de Física da UFC, tem projeto aprovado na primeira chamada do Instituto Serrapilheira.

 

O projeto teórico-experimental, cujo título é “Desvendando a Física Celular”, vem somar outros projetos que o Prof. Claudio Lucas conseguiu aprovar no último ano (como no edital Pronem da FUNCAP e no edital Universal do CNPq) a fim de estudar o link entre a Física e a Biologia em vários sistemas biológicos. “Esta é uma área na fronteira do conhecimento e, por isso, possui um potencial enorme tanto científico (visto que essa conexão entre a Física e a Biologia ainda não é bem compreendida) quanto tecnológico (porque esse conhecimento poderá ajudar a Medicina no combate a várias doenças).” diz o professor. No projeto aprovado no Serrapilheira, o primeiro objetivo é estudar como as propriedades mecânicas e reológicas das células estão relacionadas com as estruturas e funções de suas várias organelas. Em um segundo momento, nosso objetivo é estender esse conhecimento para células com algum tipo de desordem. O que muda nas propriedades físicas quando uma célula desenvolve câncer, por exemplo. 

 

O Instituto Serrapilheira (https://serrapilheira.org/) é uma instituição privada sem fins lucrativos, criada em 2017 para valorizar a ciência e aumentar sua visibilidade e impacto no Brasil. Seu primeiro edital, voltado para jovens pesquisadores, recebeu quase 2000 propostas de todo o Brasil nas áreas de Física, Química, Matemática, Ciência da Computação, Ciências da Vida, Ciências da terra e Engenharias. Destas, somente 65 propostas foram aprovadas as quais receberão um aporte de até 100 mil reais para mostrar a viabilidade de suas ideias. No final de 2018, estas 65 propostas serão reavalidadas e serão escolhidas até 12 propostas para estender o projeto por mais 3 anos com um aporte adicional de até 1 milhão de reais.