Nanomateriais de carbono Revisitados

A pesquisa dos nanomateriais a base de carbono, especialmente aqueles com hibridização do tipo sp2, há muito, atraem a atenção de cientistas de diversas áreas, da Física à ciência dos materiais. Os pesquisadores do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará, a propósito, tem obtido destaque na pesquisa desse tema. Em trabalho recente, os professores Antonio Gomes de Souza Filho e Eduardo Bedê Barros, da UFC, em conjunto com os professores Vincent Meunier, do Rensselaer Politechnique, e Mildred S. Dresselhaus, do prestigiado Massachussets Institute of Technology, ambos nos Estados Unidos, fazem uma revisão das propriedades desses materiais. O artigo discorre sobre o comportamento dos nanocarbonos sp2 (grafeno, nanotubos de carbono, nanofitas de grafeno, etc.), e como ele pode ser compreendido em termos das características singulares do grafeno, cuja estrutura eletrônica caracteriza-se por uma relação de dispersão linear, condizente com transportadores de carga de massa nula. Os autores então discutem como as propriedades desses materiais são modificadas pela sua interface com o meio que os cerca e as possíveis formas de se controlá-las  de modo a adaptá-las para diversas aplicações. O feito mereceu publicação na renomada revista “Review of Modern Physics”, periódico de alto fator de impacto (>32), da Sociedade Americana de Física.

Outro artigo autorado pelo Prof. Antonico Gomes de Souza Filho, agora em colaboração com o Prof. Ado Jorio, da Universidade Federal de Minas Gerais, revisita as caracterísiticas das nanoestruturas de carbono pela perspectiva da espectroscopia Raman. Esse trabalho estará disponível na edição de 2016 da revista Annual Review of Materials Research, periódico com tiradas anuais especializado na publicação de artigos de revisão nos assuntos mais significativos da literatura científica na área de pesquisa de materiais (fator de impacto >10).

Links: